quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hipertensão x Gestação!

Olá! Hoje resolvi abordar esse tema pois acredito que muitas mulheres hipertensas ou gestantes que se deparam com esse problema ficam muito assustadas e preocupadas com essa doença silenciosa e grave! Sou hipertensa há 10 anos em função da genética. Hoje com 30 anos e grávida do meu segundo filho posso dizer que tenho certa experiência no assunto... Quando fiquei grávida do meu primogenito muitas pessoas ( incovenientes ) ao invés de me dar os parabéns falavam:" Vc está gravida e tem pressão alta!!!!! Cuidado!!!! É muito grave!!! Conheço uma pessoa q morreu por causa disso!!!". Só falavam coisas desnecessárias... Eu confesso q fiquei um pouco assustada mas tenho um obstetra experiente, tranquilo q me passa muita segurança e confiança! Ele me orientou e comecei a medicação antihipertensiva apropriada para gestante assim q soube q estava gravida. Ele me orientou tambem a não engordar muito mas isso acabei não conseguindo pois engordei 20kg. No ultra-som doppler tive o diagnostico de incisura diastólica leve q consiste no entupimento da arteria q leva nutrientes e oxigenio ao feto. Fiquei desesperada pois além do feto estar sendo prejudicado de certa forma  tambem é um sinal de pre eclampsia. Mais uma vez meu médico me tranquilizou e me orientou a tomar aspirina prevent até a semana do parto. Vale lembrar q nos dias q antecedem o parto nao pode tomar a aspirina pois há risco de hemorragia. Mas correu tudo bem, na hora do parto ( é mais aconselhável optar pela cesariana ) minha pressao ficou ótima, tive o bebe com 38 semanas e ele nasceu saudavel, pesando 3500kg e lindo (rs)! Quando eu estava tentando engravidar agora da segunda vez fiquei um pouco preocupada pois agora ja vou fazer 31 anos e pensei muito na minha pressão mas amo ser mãe e levanto sempre a bandeira da maternidade q sempre foi meu sonho. Confiei em Deus e estou gravida de quase 7 meses e hoje fui fazer o doppler e felizmente não tenho entupimento nenhum! Nessa gestação por eu estar muito mais tranquila e segura, minha pressão está mais controlada apesar do sobrepeso e estou muito confiante! Esse ultra-som hoje foi um presente! Outro exame importante é o de urina onde observa-se se a gestante esta tendo perda de albumina. É outro sinal de pre-eclampsia. O meu exame deu tudo ok!!!  Mulheres hipertensas não tenham medo de ser mãe! É só ter um médico competente e de confiança ao seu lado e seguir todas as orientações. Não de ouvido aos palpites dos q ignoram o assunto. Hj a mulher hipertensa pode ter uma gestação e um parto seguros! Seja mãe, seja feliz!!!! Bjs:)

13 comentários:

  1. Isso aí amiga. O importante é termos informação e cuidados médicos apropriados.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. QUERO MTO SER MÃE,MAIS TENHO HIPERTENSÃO E SÓ ESCUTO FALAREM QUE NÃO POSSO ): REALIZAR MEU SONHO GOSTEI DO BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Se vc fizer todo o prenatal certinho, controlando peso, a alimentação e tomando o medicamento correto, é possível realizar seu sonho da maternidade sim! Teho 2 sonhos realizados e ainda pretendo mais 1 rs! Claro q é uma gestação q inspira cuidados mas fazendo o acompanhamento correto dá tudo certo! Boa sorte! Bjs e obrigada pelo comentario!

      Excluir
  3. Nossa como fiquei mais tranquila ao ler essa materia, sou hipertensa e descobri a uma semana que estou gravida. estou tão desesperada que minha pressão esta controlada mas sinto dores na minha cabeça por causa da preocupação e o medo,amei a materia....me ajudou bastante....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo gostou! Fique tranquila vai dar tudo certo! Se controle para nao engordar muito, tome o medicamento correto para pressao, controle tudo com o seu medico e curta muito sua gravidez pois papai do ceu te abencoou te dando o melhor presente do mundo: um filho!!!! Bjs e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. fiquei muito feliz de saber que hipertensão na gravides não é esse bicho que todos falam
    vou tentar se mãe mais agora sei que tenho que me cuidar com mais atenção beijos para todos

    ResponderExcluir
  5. tb sou hipertensa e tenho um bebe de 1 ano e meio... tive uma gravidez tranquila, engordei muito pouco e tomei medicamentos mas mesmo assim minha pressao na abaixava e meu parto foi antecipado para as 34 1/2, o João Paulo nasceu prematuro com 2,400kg mas saudavel, meu medico foi um anjo em minha vida... o dificil mesmo foi que eu tive depressao pos parte...quero ter outro filho mas tenho muito medo.. pois ja estou com 33 anos...

    ResponderExcluir
  6. Nossa como me aliviou essa matéria... já estav com vontade de chorar em pensar q n poderia ser mãe.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que seus dois partos foram tranquilos Lívia. Tenho muita vontade de engravidar mas, Fico com muito medo... Por mim e pelo bebê, que pode ter algum problema de desenvolvimento ou nascer prematuro. Meu Namorado ( futuro Esposo) é muito seguro e me fala que vai dar tudo certo pois, eu me cuido. mas... Fico super insegura! Achei divina sua segurança em ter dois e querer tentar o próximo... Quero ser corajosa assim também. rsrs Adorei a Postagem(: Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Poxa achei super interessante esse blog meu sonho é ser mamae tenho 24 ano e descobrir que sou hipertensa e issu mecheu muito com o meu emocional tambem para todos issu é uma doença que se convive normal mas pra mim saber q terei q depender de um comprimido pro resto da vida foi um choque ate pq eu nao adquiri essa doença por ser hereditaria e nem sou obesa simplismente por que tomei SUTRAMINA remedio pra emagresçer e misturei com bebida emfim sou louca para ser mamae é meu sonho mas ao mesmo tempo me apavoro com medo de ter eclampsia e morrer no parto me ajudemmm ....

    ResponderExcluir
  9. Estou gravida de 7 semanas e sou hipertensa e confesso que issu me assusta muito pois sei q issu varia de pessoa para pessoa tenho muito medo de aconteçeu alguma coisa comigo ou com meu filho morro d medo de morrer,mas graças a deus minha pressao esta controlada e as vezes ate baixa tomo metidolpla de 8 em 8 horas mas tbm sei q inicio de gravidez é assim pressao caii e tende a aumentar mas pra frente ...eu ainda nao consegui curtir minha gravidez ate agorissu ....que deus esteje a so penso ncomigo e que ora tudo bem!beijos a todos e boa sorte.c

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou passando pela mesma situação que a sua da primeira gestação. Não vou negar que estou morrendo de medo, qualquer coisa é motivo de eu achar que a pressão está alta. Graças a Deus até agora ela não passou de 10.7 mas como dizem que a partir da 29ª temos que ter mais cautela, estou muito apreensiva.
    Queria muito ficar mais tranquila, mas para ajudar sou mega ansiosa, ai já viu. Mas não tenho o que reclamar, minha primeira gestação foi muito pior, tive placenta prévia, hoje meu filho está com 7 anos lindo e saudável, e tenho certeza que logo mais estarei com a minha princesa nos braços... Um ótimo dia a todos!

    ResponderExcluir
  11. Seu comentário foi reconfortante para mim. Passo pelo mesmo problema e acredito que tudo vai dar certo

    ResponderExcluir